terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SEGREDOS CULINÁRIOS


EXCESSO DE GORDURA:

1. Coloque uma folha de couve em cima da sopa de carne gorda, para tirar o excesso de gordura do caldo.

2. Para que o caldo do consume não fique turvo, acrescente na hora da fervura uma clara de ovo batida. Depois, coe o caldo.

3. Para você retirar o excesso de gordura de um alimento com facilidade, coloque sobre a superfície uma folha de papel absorvente ou algumas fatias de pão fresco.

4. Para tirar o excesso de gordura de sopas e ensopados, adicione algumas pedras de gelo, mexa para a gordura aderir ao gelo e retire antes que ele derreta. Ou ainda, embrulhe pedras de gelo num pedaço
de gaze ou de toalha de papel e passe levemente na superfície da sopa.




FARINÁCEOS:
  
1. Para fazer farinha de rosca, coloque fatias de pão torrado dentro de um saco plástico, feche bem e esmigalhe com o rolo de macarrão. Depois, peneire.

2. Para polvilhar facilmente farinha de trigo, coloque-a num recipiente com furinhos, como o saleiro.

3. Para saber se o fermento em pó ainda está bom, coloque uma colher de sopa rasa do pó num copo com água morna pela metade. Mexa. Se o fermento crescer e ferver, ele ainda poderá ser usado.

4. Para evitar o aparecimento de bichinhos na farinha de trigo, coloque dentro do recipiente algumas folhinhas de louro.

5. A massa com fermento para pão crescerá mais rápido se você colocar a fôrma dentro do forno desligado perto de uma panela com água fervente. O calor úmido que desprende da água faz a massa crescer.

6. Quando você for polvilhar fôrmas com farinha de trigo, use uma esponja de espuma. Deixe a esponja guardada no recipiente da farinha.

7. Para que a maisena não empelote, dissolva em um pouco de água ou leite antes de usar.

8. Para fazer farinha de rosca sem torrar o pão, basta deixar as sobras de pão na geladeira por algum tempo. Depois, passe no ralador, ou bata no liquidificador, e peneire.




FEIJÃO:

1. O feijão cozinhará em menos tempo se você der uma primeira fervura por cinco minutos, depois escorrer e deixar cozinhar em nova água.

2. Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão.

3. Para que o feijão fique mais saboroso e com o caldo mais grosso, depois de cozido retire uma concha e amasse bem os grãos. Recoloque na panela e leve de volta ao fogo por mais 15 minutos, destampado.

4. O feijão fica mais macio se você colocar algumas gotas de azeite enquanto ele estiver cozinhando.

5. Coloque o feijão de molho em água quente por 30 minutos antes do cozimento. Assim, ele cozinha mais rápido.

6. Para tirar o cheiro de queimado do feijão, umedeça um pano e coloque na panela como se fosse uma tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará retido no pano.

7. Coloque no feijão de molho, de véspera, uma colherinha de fermento em pó. Ele ficará mais macio.

8. Para a casca do feijão não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente na água um pouco de óleo.

9. Para preparar um tutu de feijão bem homogêneo, sem os caroços da  farinha de mandioca, faça, à parte, uma pasta não muito líquida da farinha com água. Depois, vá misturando ao feijão, já passado no liquidificador.

10. Para engrossar feijão aguado, acrescente uma mistura de água com maisena.

11. Outra forma de deixar o caldo de feijão mais grosso é acrescentar uma colher rasa de farinha de trigo.

12. Quando você cozinhar feijão, só tempere com sal no final do cozimento. Assim, o feijão não ficará duro.

13. Se o feijão queimar, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira, com casca, lavada. Leve novamente ao fogo, e ele perderá o gosto de queimado.

14. A sopa de feijão ficará deliciosa se você bater o feijão no liquidificador com tomates maduros e um pouco de água, coando depois numa peneira.

15. Para tirar o excesso de sal do feijão, coloque junto para cozinhar uma ou duas batatas cruas.

16. Para conservar o feijão comprado em grande quantidade, guarde numa embalagem plástica, dentro da gaveta de verduras da geladeira. O feijão guardado em lata ou em vidro seca facilmente.

17. Afervente o feijão até que ele cresça. Coloque numa garrafa térmica, juntamente com a água do cozimento até a boca, e feche hermeticamente. Deixe por uma noite. Na manhã seguinte o feijão estará
totalmente cozido, e você terá feito uma boa economia de gás.


Fonte: Livro 500 SEGREDOS CULINÁRIOS REVELADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário